quinta-feira, 23 de outubro de 2008

TORMENTO DOS ESTUDANTES DE CONTABILIDADE

DÉBITO E CRÉDITO

Segundo o mestre Aurélio Buarque de Holanda Ferreira Débito e Crédito são palavras originadas do latim "Debitu" e "Creditu" que podem significar respectivamente, entre outras coisas: aquilo que se deve; segurança na verdade de alguma coisa; boa reputação; facilidade de se obter dinheiro.
Para a contabilidade a origem dessas palavras remonta a 1494, quando o frei Luca Pacioli iniciou a divulgação do Método das Partidas Dobradas, cujo princípio fundamental esclarece que não há devedor sem credor e vice-versa, correspondendo a cada débito invariavelmente um crédito de igual valor.
Considerando que o sentido popular nada tem a ver com os conceitos empregados pela contabilidade, o temor dos estudantes é justificável pois, contabilmente os citados termos não passam de meras convenções e, poderiam, inclusive, ter outros nomes tais como: aumentos e diminuições, dia e noite ou sol e chuva que, em nada alteraria o mecanismo contábil.
A vivência em sala de aula me possibilitou tomar conhecimento da imensa dificuldade dos estudantes em relação ao mecanismo do débito e crédito, tema aparentemente intrincado, porém, essencial à aprendizagem da contabilidade.

CONCEITOS NECESSÁRIOS AO ENTENDIMENTO DO MECANISMO DO DÉBITO E CRÉDITO

Todo fato administrativo que produza movimentação nos elementos constitutivos do patrimônio e seja passível de mensuração monetária, na verdade é um fato contábil e, como tal, deverá ser objeto de registro pela contabilidade através de um lançamento contábil.

LANÇAMENTO É a menor parcela da contabilidade. Instrumento utilizado para registrar cada fato contábil em sua respectiva conta.
Seus requisitos essenciais são: local, data, conta debitada e creditada, histórico e valor.

CONTA Ao registro de débitos e créditos da mesma natureza, identificados pôr um título que qualifica um componente do patrimônio ou variação patrimonial denomina-se conta.
Didaticamente representada pelo razonete, conhecido como "conta T".

O posicionamento do débito e crédito no razonete, obedece a convenção, que determina o início de todo registro sempre pela partida de débito.

CONTAS
PATRIMONIAIS Representam o complexo do patrimônio - ativo, passivo e patrimônio líquido e, devem integrar exclusivamente o balanço patrimonial.

CONTAS DE
RESULTADO Utilizadas para o registro das despesas e receitas, devendo figurar somente na demonstração de resultado do exercício. Do confronto dessas contas surge o lucro ou prejuízo, que será o elo de ligação entre o balanço patrimonial e a demonstração de resultado do exercício.

ATIVO Parte integrante do patrimônio de toda entidade, apresentado no lado esquerdo do balanço patrimonial onde se encontram registrados os bens e direitos.

PASSIVO Apresentado no lado direito do balanço patrimonial onde se encontram registradas as obrigações exigíveis e não exigíveis e a situação líquida.

PATRIMÔNIO Contabilmente deve ser entendido como o conjunto de bens, direitos e obrigações vinculados a uma entidade.

PATRIMÔNIO
LÍQUIDO Representado pela soma dos bens e direitos menos as obrigações, cuja tradução matemática resulta na equação PL=A-P. Isolando-se a primeira variável do segundo termo da equação obtemos a equação do balanço A=P+PL.

DESPESA Consumo de bens e serviços dispendidos na obtenção de uma receita, através da diminuição do ativo ou aumento do passivo. Toda despesa incorrida pesa negativamente na demonstração do resultado do exercício.

RECEITA Bens e direitos a receber incorporados ao ativo, oriundos da venda de mercadorias ou produtos ou prestação de serviços. A receita também pode ser originada de juros e de outros ganhos eventuais. Toda receita obtida contribui positivamente na apuração do resultado líquido.

Nenhum comentário: