sexta-feira, 24 de outubro de 2008

BALANCETE DE VERIFICAÇÃO

O Balancete é a relação de contas e seus respectivos saldos extraídos do livro Razão, cujo objetivo é verificar se o total de débitos é igual ao total de créditos.
O Balancete é composto por duas colunas numéricas: uma coluna para os saldos devedores e uma coluna para os saldos credores.
Basicamente, existem dois tipos de balancetes:
a) Balancete de Verificação Inicial – É aquele levantado antes do encerramento das contas de resultado, antes da apuração contábil do resultado do exercício (lucro ou prejuízo).
b) Balancete de Verificação Final - É aquele levantado após a apuração da distribuição do resultado do exercício, onde aparecerão apenas as contas patrimoniais, que darão origem ao balanço patrimonial.
De acordo com a Norma Brasileira de Contabilidade T.2.7, tem-se o seguinte:
1) O balancete de verificação do Razão é a relação de contas, com seus respectivos saldos, extraídos do Razão em determinada data.
2) O grau de detalhamento do Balancete deverá ser adequado a sua finalidade.
3) Os elementos mínimos que devem constar do balancete são: identificação da entidade; data a que se refere; abrangência; identificação das contas e respectivos grupos; saldos das contas, indicando se devedores ou credores; soma dos saldos devedores e credores.
4) O balancete que se destinar a fins externos à Entidade deverá conter nome e assinatura do contabilista responsável, sua categoria profissional e número de registro no CRC.
5) O balancete deve ser levantado, no mínimo, mensalmente.

Dados Adaptados de Contabilidade Geral – Série Provas e Concursos de Ed Luiz Ferrari – Editora Impetus 4ª edição.

Nenhum comentário: