quarta-feira, 2 de junho de 2010

COMO ABRIR SEU NEGÓCIO - I : PLANEJAMENTO

Estar à frente da administração dos negócios, ser proativo, ter visão geral da empresa, são as atribuições básicas de um empreendedor, cujo perfil engloba as seguintes características: criatividade, jogo de cintura, comunicativo, habilidade para lidar com pessoas, não temer desafios, auto-confiança e visão de negócios.
Ao iniciar uma atividade, seja na indústria, comércio ou na prestação de serviço quatro importantes aspectos devem ser considerados: planejamento, a abertura do negócio, a obtenção de recursos e os pontos de distribuição.
Planejamento - uma das mais importantes estratégias que deve estar presente no planejamento é o Plano de Negócios. Seis perguntas nortearão o plano de negócios. São elas:
• Qual é o mercado que pretendo atingir?
A resposta a essa questão trará informações do tamanho do público–alvo, dados comportamentais dos futuros consumidores e onde estão essas pessoas. Obter as informações em entidades de classe ou instituições de pesquisa como: Sebrae, IBGE, Fipe, Ipea.
• Quais são as tendências para o futuro?
Dentre as tendências estará o estudo de movimentos do mercado, não esqueça de utilizar as análises históricas apresentadas pelo próprio mercado que devem ser adicionadas ao comportamento do público-alvo e às tendências macro-econômicas. Itens como avaliação de conceito, modo de produção e distribuição devem estar em sintonia com as necessidades do mercado que o produto ou serviço irá atender.
• Quem são meus concorrentes?
Atenção, não basta simplesmente identificar as entidades similares ao seu negócio, é preciso contemplar as alternativas que atendem as necessidades semelhantes e complementares. Uma pizzaria “delivery ”, tem como concorrente
não só as demais pizzarias mas também quem faz a entrega de sanduíche e comida chinesa.
• Quem são meus clientes?
Avalie os diferentes níveis de clientes e de que maneira a empresa vai trabalhar com cada um deles. Consumidores finais e redes atacadistas.
• Onde estão os fornecedores?
Verifique como a matéria-prima é fornecida e se para o mercado escolhido existe oligopólio ou é dominado por poucos fornecedores para poder elaborar alternativas em caso de falta de insumos.
• Quais são os riscos inerentes à atividade?
Atente para o fato de que o produto ou serviço oferecido não ter aceitação rápida no mercado, bem como a existência de novos concorrentes. Assim, relacione os riscos operacionais, ambientais, de mercado e outros a que o negócio estará sujeito.
Observações importantes que devem ser consideradas: para elaboração do plano de negócios buscar auxilio profissional; o excesso de otimismo deverá ser evitado, revisar o plano entre seis e vinte e quatro meses ou toda vez que ocorrerem mudanças importantes no mercado.
Não esquecer de elaborar um plano de contingências contendo três cenários: um pessimista, um conservador e um otimista.
Declarar como o negócio vai se sustentar citando suas premissas.
Atenção especial na busca de recursos, optar pela negociação com os fornecedores ou financiamento junto aos bancos.
Lembrar que a estrutura do plano de negócios é similar para todos os segmentos da economia, mas existem particularidades que devem ser observadas: Indústria
– preparação de equipe técnica; Comércio – escolha de fornecedores/margem de lucro; e Serviços – mão de obra bem treinada e processos bem executados.

continua...

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